sábado, 17 de novembro de 2012

Como se tornar uma república


DIA 15 DE NOVEMBRO DE 2012
("Tudo ao mesmo tempo agora")



Há vários conceitos para a palavra "REPÚBLICA", segundo o  dicionário online. No feriado que comemora a proclamação da República no Brasil, transformei minha vida de uma ditadura do anonimato para virar uma "coisa pública": um documentário, uma exposição de fotografia e uma poesia. Pelo modo de produção e divulgação, posso dizer que foi exercida a soberania diretamente, sem delegados ou representantes: a única publicação que precisou de intermediários, a poesia em um livro coletânea, se deu através de um concurso, uma seleção aberta a todos os escritores de twitter em idioma português (ou seja, sem chefe). Tanto o documentário quanto a exposição foram elaborados sem investimentos privados ou públicos, totalmente baseados na aleatoriedade. Mesmo em uma sociedade capitalista e visando o lucro, consegui encontrar inúmeros gratuitos colaboradores, tais como estudantes residentes numa mesma casa cultural. Em meio ao capitalismo voraz, essas pessoas se revelaram como animais, vivenciando em uma comunhão de energias para divulgar a arte nas suas mais diversas manifestações. Imprevisibilidade pura, uma coisa desordenadamente organizada. Realmente, consegui proclamar uma república nas suas melhores acepções.

Não dá para passar à próxima etapa sem os devidos agradecimentos (sempre!). À poesia, impossível esquecer do professor Rodolfo Pamplona Filho, ao publicar o poema  HABEAS CORPUS em seu blog, no dia de meu aniversário de 30 anos. Sem esse impulso inicial, minha coragem de "sair do armário" continuaria escondida a sete chaves. Viviani, do Centro Cultural Sesi em Maceió, convidou-me e abriu animadamente o banheiro do local para receber a exposição fotográfica, remetendo a ideia da exposição à clássica fotografia contemporânea de um sanitário, momento em que descobri o quanto sou ignorante quando o assunto é história da arte. A vibração desse ser animado foi fundamental para o primeiro passo na fotografia. Por fim, agradeço aos elogios exagerados de Mauricio e ao apoio de Isabela, ajudando-me a concretizar o sonho de produzir um documentário, um desejo tão guardado que às vezes eu nem lembrava existir.

O vídeo vai estar na net em alguns dias, é só colocar no youtube o título que você acha. A exposição fica até dezembro em Maceió. O livro está nas livrarias. Tornei-me uma res publica  itinerante, quem quiser pode me acessar, aliás, nesses casos, pode me usar.

SER-TÃO INOCENTE - As crianças de Monte Santo
Documentário
Estreia no Centro Cultural Sesi, Maceió-AL





FOTOGRAFIAS LEGENDADAS OU LEGENDAS ILUSTRADAS
Exposição fotográfica
De 15 nov a 16 dez no Centro Cultural Sesi, Maceió-AL



TOC 140 - OS CEM MELHORES POEMAS DE TWITER III
Coletânea de poemas de até 140 caracteres
Lançamento do livro - Feira Internacional do Livro - Fliporto, Olinda-PE, 15 de nov.
À venda na Livraria Cultura.








Tudo ao mesmo tempo agora.



Nenhum comentário:

Postar um comentário