segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Como sentir o cheiro de um blog


Querido André Kondo,

já vou me referir a você com tamanha intimidade. Primeiro, chamando-o de querido. Depois, de você. Quem mandou se publicar desse jeito? Agora eu já sinto conhecê-lo há anos! Você já se tornou querido. E já tenho imensa admiração por sua coragem. Viver os nossos sonhos, viver de sonhos, viver renovando os sonhos, eis o maior desafio da vida. Parabéns!
Li o primeiro texto do seu blog no trabalho, no intervalo de um dos atendimentos. Ao terminá-lo, estava com lágrima nos olhos. Logo nesse momento, e sem dar tempo para nenhuma reflexão, o telefone tocou. Era alguém perguntando de seu processo. No momento que estava digitando os números (103... 305... ano 2009...), perguntei-me se aquilo era o que eu queria fazer pelo resto da vida. Deu um nó na garganta, a lágrima desceu, a voz travou. Após uma respiração profunda, respondi: "-não, senhor, seu processo ainda está parado. Infelizmente, não há nada que eu possa fazer, há nove meses está na mesa do juiz esperando ele decidir. Não posso pegar na mão dele e fazê-lo assinar um despacho. Mas vou lá tentar falar com ele e fazer o que eu posso para agilizar."
Minha vida é um processo. Preciso agilizá-la(o). Obrigada pelas palavras inspiradoras.

Vai para a Fliporto? Adoraria conhecer você e sua esposa. Agradecê-la por dirigir a moto enquanto você pensa na vida, para depois dividir esses pensamentos com seus leitores. Ela também já se tornou uma pessoa querida.

Obrigada por mandar esse email, por publicar seus escritos, por viver de poesia.

Estou começando a publicar algumas coisas, ainda muito incipiente. Vou já dizendo que não é um blog, é um "bloguezinho", contrariando o conselho de Ignácio de Loyola Brandão, em seu post "o cheiro do livro". Pena que blog não tem cheiro para você senti-lo. Boa ideia, já vou começar a escrever o próximo post: "como sentir o cheiro de um blog"!

Abraços virtuais,

Martinha


____________________________________


Através dos emails trocados entre os 100 selecionados no concurso OS 100 MAIORES POEMAS DO 3º TOC140, descobri André Kondo. Já vou correndo à livraria conhecer "Além do Horizonte".
Para saber mais sobre este escritor contemporâneo:


_____________________________________

Esse post tem cheiro de álcool em gel com goiabada. Ao menos umas três vezes durante a manhã tenho que limpar as mãos, após ter pego em processos judiciais, alguns que duram mais de 10 anos sem ter chegado a sentença do juiz. Hoje foi dia de atendimento, conversei com mais de vinte pessoas.
Como vim de bicicleta ao trabalho, cheguei bem cedo, tomei banho, e fui tomar café no mercadinho aqui da frente. Lá eu conheci Vicente e Lu, que trabalham para o dono do estabelecimento, vendendo pães, verduras, água de côco, e uma cocada com goiaba (uma delícia trazida do interior da Bahia).
Na hora que cheguei a cliente saía resmungando: "o senhor me respeite, tá pensando que pode tirar brincadeira com todo mundo é?". Logo depois, veio Lu a prosseguir o sermão: "tá vendo, pensa que é todo mundo que gosta é?! Olha só a resposta que você deu, ela só fez uma pergunta, foi logo dizendo 'e eu quero lá saber da vida dos outros!'". Vicente riu, e já falou: "essa coroa também tá pensando o que? tenho mais o que fazer mesmo! fica aí querendo saber da vida do povo! pois também quando me pedir para fazer serviço em sua casa não vou mais.". Vicente deu as costas, entrou para pegar o coco, e Lu esclareceu baixinho: "ele bebe dia e noite. não me ajuda em nada. fica aí, tirando sarro da cara de todo mundo, só faz me atrapalhar." Vicente chega e conta que é "encostado" pela empresa, tem umas casas no interior, trabalha porque quer, ganha por mês uns sete... Lu interrompe:"- Oxe, Vicente, tá dando pra mentir agora é? Seiscento e vinte reais, foi isso que você disse sexta-feira..."
A conversa foi abortada, pois tive que voltar a trabalhar. Cada um em seu processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário